sábado, 20 de julho de 2013

Flime "Goethe!" ou "Young Goethe in Love"

Goethe!




Gênero: Romance, drama
Direção: Philipp Stölzl
Roteiro: Alexander Dydyna e Christoph Müller.
Elenco: Alexander Fehling, Miriam Stein, Moritz Bleibtreu e Volker Bruch











O filme retrata a vida de Johann Wolfgang von Goethe, que depois de um escândalo amoroso, publica "Os Sofrimentos do Jovem Werther" (Die Leiden des Jungen Werther), obra que o lançaria para fama como escritor e marca o início da estética literária, o Romantismo, além de se tornar responsável por uma onda de suicídios na Europa, devido a profundidade dos sentimentos nas palavras de Goethe.

O filme “Young Goethe in Love” é dirigido por Philipp Stölzl, com roteiros de Alexander Dydyna e Christoph Müller. O jovem Goethe é interpretado pelo ator Alexander Fehling.


Goethe viveu o início de sua carreira sob influência do pai que o obrigou a iniciar os estudos na Faculdade de Direito de Leipzig em 1765 e, posteriormente, a se mudar para Wetzlar para trabalhar na sede da corte da justiça imperial. Viagem que mudaria sua vida, pois Goethe se apaixona por Lotte, a Charlotte Buff, (interpretada por  Miriam Stein) - que acaba sendo noiva de seu chefe Albert Kestner (Moritz Bleibtreu), um homem frio e arrogante, que se torna mais tarde amigo de  Goethe.

Com essa amizade, Kestner vai mudando aos poucos com mais romantismo e sensibilidade. Entretanto ambos não sabem que gostam da mesma mulher.


O filme não apresenta todo o romantismo exacerbado como é de se esperar já que se trata de Goethe, o maior expoente do movimento literário, o Romantismo, mas podemos ver alguns traços na medida certa, como a cena em que Goethe cita poesias à Lotte, a ansiedade de ambos se verem novamente depois da primeira relação que tiveram em meio à natureza e também o suicídio de seu melhor amigo de quarto que se mata por causa de uma desilusão amorosa.


 Wilhelm Jerusalem amigo de Goethe (interpretado por Volker Bruch)
O roteiro já deixa um toque de previsibilidade na trama com os desencontros amorosos, como a parte em que Goethe descobre que sua amada está comprometida com seu chefe no momento em que vai à casa dela, a descoberta dos amigos que amam a mesma mulher e a tentativa frustada de Lotte avisar a Goethe que iria noivar naquele dia.

O caso de amor entre Goethe e Lotte gerou vergonha e ciúmes por parte de Kestner que o chama para um duelo e em seguida o provoca no trabalho mesmo sabendo que o jovem está de luto por causa do suicídio de seu amigo.

Moritz Bleibtreu não convenceu muito como um homem traído e com ódio de Goethe, parecia estar preso ao roteiro, mas conseguiu dar conta do recado mesmo imprimindo pouca emoção do que se esperava.


Goethe, contrariado pelas provocações do chefe no dia seguinte, no ambiente de trabalho, dá-lhe uma bofetada diante de todos. Este ato tem um preço: sua prisão. E ali, Goethe começa escrever Die Leiden des Jungen Werther (Os Sofrimentos do Jovem Werther) e dá a sua eterna amada que já pôs fim ao relacionamento.

O nascimento da obra que o lançaria para fama como escritor, teve ajuda da própria Lotte que financiou a impressão e a distribuição por toda Alemanha. Sua obra teve inspiração do seu sofrimento pessoal mesclado ao do seu melhor amigo cujo fim foi o suicídio.


Claro que muito do filme é pura ficção, mas não significa que é  ruim, pelo contrário está permeado de emoções e adrenalina porque muitos torcem pelo casal, o que faz com que dê vontade de assistir, mesmo sabendo o seu final.

É um filme europeu com artistas não tão conhecidos mas com belas atuações em que dão uma ideia básica de quem foi Goethe e as pessoas com as quais ele se relacionou, lembrando que é apenas um filme baseado na vida do escritor ampliando o conhecido no mundo da literatura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...