segunda-feira, 1 de julho de 2013

Filme Karate Kid (2010)

Karate Kid (2010)

Gênero: Drama e Ação
Direção: Harald Zwart
Roteiro: Christopher Murphey
Elenco: Jaden Smith, Jackie Chan, Taraji P. Henson, Han Wenwen, Rongguang Yu, Zhensu Wu, Zhiheng Wang, Zhenwei Wang, Jared Minns, Shijia Lü, Yi Zhao, Bo Zhang, Luke Carberry, Cameron Hillman, Ghye Samuel Brown, Rocky Shi, Wang Ji, Harry Van Gorkum, Tess Liu, Xinhua Guo, Jijun Zhai, Shun Li, Tao Ji, Chen Jing, Wentai Liu, Geliang Liang, Xu Ming

Karate Kid (2010) é um remake do clássico dos anos 80 que estrelado por Ralph Macchio e Pat Morita, tradicionalmente exibido na Sessão da Tarde. Neste, temos duas estrelas que conseguiram dar bem a conta do recado nesta nova produção: Jackie Chan e Jaden Smith. 

Christopher Murphey soube desenvolver bem o roteiro respeitando a versão original. Aqui os diálogos são profundos e não houve uma imitação fiel, podemos ver outra versão dentro dos limites do respeito. No máximo podemos ver pequenas referências do primeiro filme e não a mesma cena. Até porque sempre há comparações e talvez fãs do antigo filme reprovaria esta nova versão com a justificativa de desrespeito a obra primeira. Esta forma de produção foi uma boa tacada para o longa.


O filme Karate Kid (2010) apresenta uma essência bem filosófica com ensinamentos de vida. Semelhante a sinopse dos anos 80, o filme muda um pouco em certos aspectos como a característica do protagonista:
  1. No clássico dos anos 80 temos o descendente italiano Daniel Larusso (Macchio). Já neste o protagonista é um afro-descendente Dre Parker (Jaden Smith).
  2.  O mestre do outro filme é o japonês Sr. Miyagi (Morita) e neste é o chinês Sr. Han (Jackie Chan);
  3. Daniel aprende os movimentos de luta da arte marcial através de alguns serviços de casa (limpar o carro, pintar a cerca...) que seu mestre lhe pede para fazer, parecendo que é uma exploração da parte de Sr. Miyagi se aproveitando do rapaz. Enquanto neste longa o Sr. Han, prometendo ensinar ao Xiao Dre (em chinês "pequeno Dre) o verdadeiro Kung Fu, faz com que o menino aprenda a arte marcial através da repetição dos movimentos com o casaco. 
  4. Sobre a trilha sonora: Em Karatê Kid – A Hora da Verdade, toda essência do filme estava na música-tema Glory of Love, já neste Karatê Kid é auto-explicado por Never Say Never, de Justin Bieber. “Nunca vou desistir, vou lutar/ Vou lutar para sempre”.

Na trama, o garoto Dre Parker (Jaden Smith) de 12 anos que vivia na cidade de Detroit, Estados Unidos, passa a viver na China, em Pequim, pois a carreira de sua mãe os obriga a se mudar de país. Logo ao chegar, ele se interessa por Meiying (Han Wenwen), uma garota que conhece praticando violino na praça. A aproximação deles provoca a irritação de Cheng (Zhenwei Wang), que lhe dá uma surra usando a técnica do kung fu. A partir de então a vida de Dre fica difícil, já que passa a ser perseguido na escola por Cheng e seus colegas, sofrendo bullying. Um dia, ao escapar deles, Dre é auxiliado pelo sr. Han (Jackie Chan), o zelador de seu prédio que lhe promete ensinar os verdadeiros segredos do Kung-Fu, uma vez que o adolescente vai participar de um torneio e possivelmente enfrentar o seu rival, fruto de um acordo estabelecido com o mestre de Cheng na tentativa dos meninos deixar Dre em paz.

O Sr. Han vivido por Jackie Chan é um personagem bem carismático, que carrega um certo trauma do passado e o único que poderá salvá-lo desta dor que sempre o consome é o menino Dre. Entre eles nasce uma bonita relação de amizade e cumplicidade. Ambos ensinam e aprendem com suas experiências. A atuação desses ícones gera emoção e humor na tela.


O remake de 2010 foi a junção do 1ª (luta) e 2ª (Imagens do Japão) Karatê Kid dos anos 80, pois a viagem à China do Sr. Han (Jackie Chan) e Dre Parker (Jaden Smith) com ricas imagens do país, o treino na grande Muralha da China ou visitas a templos milenares, as belíssimas montanhas, mostra a importância do ser humano em conectar-se com a energia da natureza, esvaziar a mente e principalmente saber controlar a si mesmo das situações da vida.

O roteiro foi bem trabalhado neste ponto, o qual mostra a importância de o ser humano estar de bem consigo mesmo e valorizar as pequenas coisas, como a sede por exemplo. Neste contexto, quando Dre vai com o seu mestre ao topo da montanha para beber a água do poço do Dragão, fica claro que o Sr. Han quer lhe ensinar que a água não só matará a sede mas é uma fonte que dará energia ao corpo. O trajeto até a longínqua montanha fará  Dre valorizar este elemento e entender esta lição.


O mesmo ocorre quando o menino se impressiona com uma mulher diante da cobra, que segundo Dre, a mulher imita o dito réptil e ressalta que ela controlou o animal sem fazer nada, mas novamente o Sr Han lhe diz que ele não viu bem, pois é a cobra que imita a mulher e o corrige: "Fazer nada e ficar quieto são duas coisas completamente diferentes"

Ou seja, o filme não só mostra a parte física do Kung Fu, vai muito além desta habilidade. Isso fica claro na parte em que Dre aprende os movimentos da arte marcial na casa do Sr Han, que para o espectador parece algo engraçado devido à repetição dos movimentos de vestir, tirar, pendurar, jogar no chão o casaco, quando na verdade seu mestre quer mostrar o valor da obediência e respeito, feridos dias antes quando o menino havia deixado o casaco no chão e sua mãe lhe pediu para retirá-lo dali. Em resposta, Dre obedeceu, mas com rebeldia, ato mal visto por Sr Han.

Do treinamento até o dia do torneio, muita água rola no longa com riquezas de detalhes na cultura chinesa, como a fotografia muito bem mostrada e as formas de tratamento, o qual podemos perceber na relação de amizade de Dre com a menina Meiying (Han Wenwen), assim como a obediência dela com o pai que mostra mais do que uma simples obediência e sim quase uma submissão sem diálogos.


As cenas do torneio geralmente dividem opiniões. Há quem se emocione como há aqueles que sente falta de uma emoção mais profunda. Como ponto de interseção dessas opiniões, estão Jaden Smith que colabora muito bem com os movimentos e o seu antagonista Cheng (Zhenwei Wang) que de pequeno vilão, instruído pelo seu mestre para jogar sujo na arena, consegue transpor uma carga de dramaticidade com o único objetivo de vencer. O resultado é previsível, mas a atitude de Cheng é surpreendente.


Assistam porque vale a pena, principalmente pelas frases de auto ajuda e pelas músicas que compõe a trilha sonora.

"A vida pode te derrubar, mas é você que escolhe se levantar ou não! "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...