sábado, 3 de agosto de 2013

Melô do papel: Papapapeeeeel

A música escolhida de hoje é Build, conhecida no Brasil como "Melô do Papel" da banda inglesa The Housemartins. Em 1988, ela tocava nas rádios brasileiras com uma melodia pop e com um lindo arranjo vocal, mas com uma letra amarga e vocabulários pertencentes ao "mundo da obra de construção", que o público brasileiro não entendia por ser cantada em inglês.


O clipe em si mostra que não há nada relacionado ao romance, amor e o som do refrão ("It's buiiiild") do qual ouvimos o "papapapeeeel" tem duas explicações:
1. Os integrantes da banda são da cidade de Kingston Upon Hull, no nordeste da Inglaterra (região de Yorkshire) e uma das características mais marcantes do sotaque da região é a pronúncia "é" [ɛ] em palavras como "burnt", "nurse" e "first". Portanto, "build" segue a mesma lógica: /bɛld/, sendo que o /d/ é pronunciado bem sutilmente.
2. Dado que a música fala de construção, trabalho, tijolos etc, foi usado uma onomatopeia para reproduzir o barulho de um martelo no refrão associado a palavra "Build", ou seja, ouvimos papapapeeel porque é a associação que (nós brasileiros) fazemos com a palavra papel em nossa mente no intuito de tornar o refrão "compreensível", sendo que na verdade é dito bababa bell:

bababa => (um simples alongamento para prolongar a melodia) mais o uso de "bell", um termo em inglês que significa barulho de um som, alarme, que neste caso seria o barulho do tal martelo.



Enfim, desfrute do Melô do Papel!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...