quarta-feira, 11 de setembro de 2013

11 produções sobre 11 de Setembro

Há 12 anos atrás, dois aviões foram jogados sobre o World Trade Center, as Torres Gêmeas, causando a morte de mais de três mil pessoas, além de mais um sobre o Pentágono e o outro na Pensilvânia. 

Tais atentados inspiraram produções cinematográficas que abordaram a tragédia que marcou a vida dos americanos. Vão desde documentários que filmam o momento dos ataques dentro de uma das torres até filmes fictícios que usam o contexto para ambientar determinadas histórias marcando o imaginário das pessoas.

Vejam as 11 filmagens que tem o 11 de Setembro na sétima arte.

Tão Forte e Tão Perto: Um garoto nova iorquino, Oskar Schell (Thomas Horn), após perder seu pai Black (Tom Hanks) nos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, anda pela cidade para encontrar uma fechadura para uma chave deixada por Black. 

Tão Forte e Tão Perto


Lembranças: Tyler (Robert Pattinson) é um jovem rebelde de Nova Iorque que tem uma relação tensa com o pai desde que uma tragédia separou a família. Um dia ele conhece Ally (Emilie de Ravin) que lhe cicatriza as feridas do passado e o faz encontrar a felicidade. Mas alguns segredos serão revelados e algo inesperado (o que seria???) ameaça afastá-los um do outro para sempre.

Lembranças


Histórias de Nova York: O filme narra cinco diferentes histórias onde os desfechos se dão no dia 11 de setembro. Um ano após os atentos, cada um busca recomeçar suas vidas.

Histórias de Nova York


Fahrenheit 9/11: O documentário de Michael Moore  analisa as ações do governo Bush após a tragédia e mostra as causas e consequências dos atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos.
  
Fahrenheit 9/11


World Trade Center (As Torres Gêmeas): O filme, baseado na história real de dois policiais John McLoughlin e Will Jimeno (Nicolas Cage e Michael Peña, respectivamente), mostra que eles estão presos nos escombros dos prédios e que seus colegas tentam resgata-los.

World Trade Center (As Torres Gêmeas)


11 de Setembro: 11 diretores com as respectivas 11 curtas-metragens abordam diversos aspectos dos ataques terroristas aos Estados Unidos, ocorridos em 11 de setembro. Entre os diretores, estão Ken Loach, Samira Makhmalbaf, Alejandro González Iñárritu, Amos Gitai e Sean Penn.

11 de Setembro


A Última Noite: No filme, Monty Brogan (Edward Norton) é um narcotraficante condenado a sete anos de prisão e está desfrutando das suas últimas 24 horas antes de ir pra cadeia.  Em uma cena, pode-se ver os destroços do World Trade Center com  ferros retorcidos expostos que servem de fundo e o Ground Zero já em obras, com uma iluminação noturna meio azulada.

A Última Noite


Reine sobre Mim: O personagem de Adam Sandler neste filme é um cara que entra em depressão depois de perder sua família nos atentados de 11 de Setembro. Na trama, ele busca a amizade de seu colega de dormitório da faculdade para superar o ocorrido. 

Reine sobre Mim


Voo 93: O voo 93 da United Airlines é sequestrado por terroristas que têm por objetivo abatê-lo junto a algum símbolo norte-americano.

Voo 93


102 Minutos que Mudaram o Mundo: O documentário mostra o ataque ao World Trade Center sob uma nova perspectiva com sequência cronológica de cenas captadas por amadores e profissionais nos minutos intermináveis da tragédia, oferecendo imagens inéditas que documentam os 102 minutos que transcorreram entre o primeiro ataque às torres e o colapso da segunda torre.


    102 Minutos que Mudaram o Mundo



Medo e Obsessão: Lana (Michelle Williams) é uma jovem que trabalha há dez anos em missões humanitárias. Seu tio Paul (John Diehl) é um veterano de guerra que, depois do 11 de Setembro, entra em uma paranoia patriótica e xenófoba, além de ficar obcecado em identificar ameaças árabes nas ruas de Los Angeles.
Medo e Obsessão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...