quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Filme Jogos Vorazes - Em Chamas (2013)

Jogos Vorazes - Em Chamas

Gênero: Ficção Científica
Direção: Francis Lawrence
Roteiro: Simon Beaufoy, Michael Arndt
Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Elizabeth Banks, Woody Harrelson, Donald Sutherland, Philip Seymour Hoffman, Stanley Tucci, Liam Hemsworth, Willow Shields, Elizabeth Banks, Lenny Kravitz, Jeffrey Wright, Amanda Plummer, Sam Claflin, Toby Jones, Jena Malone, Megan Hayes






Em Chamas é a sequência dos Jogos Vorazes em que Katniss Everdeen retorna ao seu distrito após vencer o 74º jogos junto com o seu parceiro Peeta Melark que sobreviveu graças a ela que violou as regras, garantido assim a vitória também do rapaz.

Neste filme em relação ao primeiro muita coisa melhorou. A começar pelos protagonistas que evoluíram com mais química e entrosamento. A direção de Francis Lawrence (substituindo Gary Ross) junto aos roteiristas Simon Beaufoy e Michael Arndt, foi digna de ousadia transformando o jogo mais que uma luta pela sobrevivência com banho de sangue. E sim uma luta revolucionária contra o poder opressor com participantes em busca de estratégias de combate.

A trama é calcada nas consequências da atitude de Katniss e mostra sua vida com fama, riqueza junto a família e o reencontro com o Gale além do dia a dia da heroína que às vezes é assombrado pelas lembranças dos jogos. Ela e Peeta cumprem a tarefa de fazer uma turnê pelos 12 distritos, uma vez que são vitoriosos, e é aí que eles descobrem que Katniss é o símbolo da esperança e que despertou um sentimento de revolta do povo contra o poder da poderosa Capital. O que abala o presidente Snow que já temia essa ameaça antes da turnê dos vitoriosos, tanto que ele a visitou imprimido medo à ela e à vida de Peeta.


Jennifer Lawrence não configura uma Katniss frágil e traumatizada pelas circunstância. Tampouco uma garota indefesa preocupada com Peeta,Gale e sua família, mas tem coragem e bravura pelas atitudes que toma, sem exagerar no quesito coragem.

Na continuidade dos eventos, Katniss sente que deve proteger a vida de Peeta e segue com o falso romance diante do público conquistando a todos. Com isso, o soberano realiza no 75º jogos, uma nova edição chamada o Massacre Quaternário, que acontece a cada 25 anos com regras severas, em que nessa ocasião os antigos jogadores voltam para a arena para tentar mais uma vez vencer os jogos.

As cenas de ação são bem contempladas com a beleza local do ambiente dando destaque a fotografia. A câmera não treme como no primeiro filme. Aqui não se escondem mais o combate violento entre os participantes (é até mais leve) cujo objetivo é  sobreviver, talvez porque não há mais crianças e sim vencedores dos jogos anteriores, por se tratar agora de uma edição especial.


De volta à trama estão Elizabeth Banks como a excêntrica Effie, Woody Harrelson que deu mais brilho como Haymitch, Stanley Tucci como o carismático âncora de TV dos jogos Ceasar Flickerman, Toby Jones que mais uma vez entra mudo e sai calado ao lado do âncora como Claudius Templesmith e Lenny Kravitz como o estilista Cinna que também soube dar conta do recado.

Com eles, as novidades  Sam Claflin, Jena Malone e Jeffrey Wright compõem o elenco, respectivamente , como Finnick Odair, Johanna e Beetee, com muita maestria.  Sendo a presença maior dos dois primeiros: Um narcisista mas que também carrega experiências não muito boas como tributo e a outra, uma competidora debochada e destemida. Johanna é o tributo que diverte o público com ousadias e humor negro.

Donald Sutherland como o presidente Snow e Philip Seymour Hoffman como Plutarch, o novo produtor dos jogos, um personagem cheio de mistério e um tanto duvidoso nas atitudes completam o longa.


O filme é cheio de emoção deixando de lado o triângulo amoroso com o foco mais na dinamicidade dos acontecimentos com cenas rápidas demais. Mas que expõe a crítica social e as mazelas de Panem em contraste com Capital. O que mostra que o povo oprimido pode se levantar contra o opressor e rebelar-se. Em Chamas trata muito bem esta lição e deixa o final com bastante tensão, criando expectativas para o próximo Esperança parte 1 que trará as consequências do Massacre Quaternário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...