quinta-feira, 3 de abril de 2014

Filme Capitão América: O Primeiro Vingador (2011)



Gênero: Aventura, Ação
Direção: Joe Johnston
Roteiro: Christopher Markus, Stephen McFeely
Elenco: Chris Evans, Hugo Weaving, Hayley Atwell, Sebastian Stan, Dominic Cooper, Tommy Lee Jones, Stanley Tucci, Richard Armitage, Toby Jones, Neal McDonough, Derek Luke, Kenneth Choi, JJ Feild, Bruno Ricci, Lex Shrapnel, Michael Brandon, Martin Sherman, Natalie Dormer




70 anos depois, foi a vez de Capitão América fazer parte do Universo Cinematográfico Marvel em grande estilo superando as antigas versões. Criado em 1941 por Joe Simon e Jack Kirby na época da Segunda Guerra Mundial, o patriota norte-americano era um garoto magro de saúde frágil que almejava defender o país do inimigo nazista. O jovem atende pelo nome de Steve Rogers e no longa de 2011 foi interpretado pelo ator Chris Evans, atuação bem equilibrada entre bondade, inocência e espírito de liderança não só sob os efeitos que lhe deram a transformação para um corpo franzino, a mesma tecnologia empregada no filme "O Curioso Caso de Benjamin Button" (a cabeça de Evans colocada digitalmente em outro corpo) como também foi excelente na fase de sua forma encorpada, após a experiência com o soro de super soldado, pela qual o personagem passa.


Com um elenco impecável, o filme mostra a gênese do herói com um roteiro muito bem elaborado, sem rapidez, ótimas falas e de fácil abordagem no contexto de época. De primeira somos apresentados ao vilão, o oficial nazista Johann Schmidt, o Caveira Vermelha (Hugo Weaving) que captura o Tesseract (um cubo que libera fortes energias) e junto ao Dr. Arnim Zola (Toby Jones) conseguem aproveitar as energias do objeto, e criar armas de destruição. Essa dupla foi esplêndida em seus respectivos personagens: Hugo Weaving, com ou sem aquela caracterização de Caveira Vermelha (bem detalhada, até na parte das narinas) era o vilão de pura frieza, ambição e crueldade. Não era mais um típico que tem ódio a flor da pele, mas é maléfico sem piedade com os subordinados, chegando a se sobrepor às ordens de Hitler. Tobey Jones é cativante e sua primeira aparição com o rosto atrás de uma lente traz a imagem clara do personagem característico nos HQs. Ele não é nada bonzinho, mas um medo personificado sob as ordens de Schmidt.












Em seguida, temos o já mencionado Steve Rogers que é rejeitado no Exército devido às suas condições físicas. Seu amigo Bucky Barnes (Sebastian Stan), até tenta convencê-lo a desistir da ideia. No entanto, sem perder a esperança, Rogers alista-se novamente e dessa vez o carismático Dr. Eskine (Stanley Tucci), um cientista alemão radicado nos EUA que desenvolveu o Soro do Super-Soldado e os Raios Vita, oferece-lhe ajuda e convence ao cético Coronel Chester Phillips (Tommy Lee Jones) que Rogers é a pessoa ideal para o exército e para experimento científico de "supersoldado".

Nesse procedimento, Rogers conta também com o apoio da agente britânica Peggy Carter (Hayley Atwell) e temos a participação de Howard Stark (Dominic Cooper) que junto ao Dr Eskine realizam a experiência com sucesso. Ainda assim o Coronel Chester Phillips não aproveita Rogers no exército e ele vira apenas um garoto propaganda realizando turnês com o traje colorido sob alcunha de Capitão América ​​para promover o bônus de guerra. Numa dessas turnês ele descobre que seu amigo pode estar em apuros (ou morto) e tenta resgatá-lo, infiltrando-se na fortaleza da H.I.D.R.A - organização de Schmidt. A partir daí o mundo conhece o verdadeiro Capitão América, que conta com aliados para lutar contra o inimigo.



O time de atores fecha bem o longa, desde o protagonista ao vilão. A mocinha é surpreendente, não é frágil, é mulher forte, com uma personalidade firme que ganhou até um curta metragem Agent Carter (edições Blu-ray de Homem de Ferro 3). Hayley Atwell mostrou que uma mocinha pode se apaixonar sem ser tipicamente aguada. E palmas para Tommy Lee Jones que mesmo sendo o rabugento Coronel Chester Phillips, consegue soltar piadas sem pretensões. Stanley Tucci transmite tanta ternura no personagem que imprime um sentimento quase paternal em relação ao protagonista. E o Sebastian Stan, na pele de Bucky Barnes, aproveitou bem seus momentos de aparição.













É interessante ver os links que a Marvel faz com os personagens em seu filme gerando um universo infinito de elementos e dando ao espectador pistas do que está por vir ou alguns antecedentes que explicam o presente, como por exemplo o Howard Stark, vivido por Dominic Cooper que encarnou bem o personagem dotado de ousadia, charme e inteligência, o que explica a o jeito herdado de Tony Stark. Outro momento interessante é uma cena da feira em que Steve tentou se realistar e aparece o uma exposição do Tocha Humana original, um androide. O destino de Bucky Barnes, o que sugere o futuro Soldado Invernal. A presença rápida, como não podia faltar, de Stan Lee, como um oficial de alta patente. A lenda mitológica e magia de Asgard. O Tesseract que retorna em "Os Vingadores". Falando nisso, as cenas pós créditos já anunciam com a presença de Nick Fury que mais um membro estará na equipe dos heróis.

O filme possui um equilíbrio perfeito dentro do contexto de época, cenas que precedem certas ações (Steve com a porta de um carro como escudo), outras que brindam com efeitos especiais, o figurino e cenários muito bem caracterizados da década de 40 o que realça a fotografia. Sem contar o grand finale bem emotivo. Não se pode esperar um filme cheio de ação, explosões (mesmo sendo na Segunda Guerra) e um grande confronto entre o bem x mal (ponto negativo do filme na cena com Capitão América e o Caveira Vermelha), mas é inegável que o filme possui um teor adequado dentro do contexto de época, respeitando todos os pontos que costuram a trama. Assim como a trilha sonora, com ritmo suave, clássico, tensões e clímax bem envolvente.

Agora é aguardar o tão esperado "Capitão América - O Soldado Invernal" e torcer que seja tão bom ou melhor que o antecessor.























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...