segunda-feira, 14 de abril de 2014

Filme Capitão América: O Soldado Invernal



Gênero: Aventura, Ação
Direção: Anthony e Joe Russo
Roteiro: Christopher Markus, Stephen McFeely
Elenco: Chris Evans, Scarlett Johanson, Sebastian Stan, Hayley Atwell, Robert Redford, Cobie Smulders, Anthony Mackie, Samuel L. Jackson, Emily Van Camp, Frank Grillo, Georges St Pierre,





Se o primeiro longa tinha um ritmo de acordo com o contexto de época, sem perder a qualidade típica dos filmes da Marvel da fase 1 inovando a versão do herói, este, que compõe a fase 2, superou o primeiro filme, digno de ser um dos melhores da empresa, ao lado de Os Vingadores (2012) e Homem de Ferro (2008), com um roteiro muito bem elaborado de Christopher Markus e Stephen McFeely que inseriram reviravoltas, dentro de um contexto de espionagem, com muito suspense e ação.


O filme figura mais em Steve Rogers do que no próprio Capitão América, centra-se mais em sua figura humana que dois anos após os eventos de Os Vingadores, tenta se adaptar ao mundo, vivendo em Washington D.C. e trabalhando para SHIELD sem mesmo deixar de contestar intenções da agência, que por sua vez está com a tecnologia aprimorada, o sistema de inteligência está em alto nível e segundo Nick Fury, o próprio Tony Stark inovou o sistema de propulsão dos porta-aviões aéreos (ele conheceu bem o sistema em Os Vingadores).  Essa foi uma inovação necessária para o projeto Insight da SHIELD que consiste em manter paz e ordem no mundo eliminando alvos antes mesmo de eles cometerem qualquer crime, através de 3 porta-aviões com armamentos apontados para tais alvos. Obviamente, Rogers se posiciona contra este projeto (“Achei que punição vinha depois do crime. Isso não é liberdade, é medo.”), e tal fato contribui ainda mais sua insegurança na agência e em toda equipe, como a S.T.R.I.K.E, uma das equipes da SHIELD especializada em operações de alto risco que dá margem a desconfiança, diga-se de passagem o líder Brock Rumlow (Frank Grillo).

Os irmãos Anthony e Joe Russo dirigiram um filme sob uma dinâmica ancorada na pergunta: Qual é a verdadeira intenção da SHIELD? E isso fica evidente em uma das missões que Capitão América realiza: o resgate de um navio cargueiro que sofreu um ataque por mercenários comandados por Batroc. Logo, cabe ao Capitão América, a Viúva Negra e a S.T.R.I.K.E., resgatar e libertar os reféns, dentre eles, o agente da SHIELD Jasper Sitwell (Maximiliano Hernández). No entanto, Rogers descobre que havia também outra missão da qual ele não foi informado e que Natasha foi incumbida de cumprir: extrair informações do computador no navio para um pendrive, sob ordens de Nick Fury,  que novamente, é questionado pelo Capitão sobre ele ocultar-lhe segredos das operações e é nessa ocasião que o diretor lhe revela que o tal navio faz parte do projeto Insight.


A trama está toda amarrada no suspense, na dúvida (quem é o inimigo?) e na rede de espionagem e isso atinge um clímax após Nick Fury sofrer um atentado e suspeitar de uma conspiração dentro da SHIELD. Tudo se complica quando Alexander Pierce (Robert Redford), o chefe da agência, em busca de respostas, pressiona Capitão América sobre o ocorrido com Fury, o qual Rogers se recusa a falar. Em meio a isso, Capitão, Viúva Negra e o soldado veterano Sam Wilson, o Falcão, se unem para averiguar o que está acontecendo e terão que enfrentar um misterioso oponente responsável pelo atentado e cuja identidade é reconhecida pelo Capitão, o Soldado Invernal (Sebastian Stan), um assassino que está a serviço da organização criminosa HYDRA (mais viva do que nunca).

É a conspiração solta pelo ar, cabendo ao espectador entender todo o mistério que o Capitão tentará desvendar. O filme é bem inteligente, aliado a um elenco bem trabalhado, como a presença dos veteranos Chris Evans como Steve Rogers/Capitão América que transparece o receio de confiar em alguém. Hayley Atwell como Peggy Carter, foi um breve retorno, mas o suficiente para emocionar o espectador. Sebastian Stan deixa sua marca bem impactante como um assassino misterioso. Até Arnin Zola papel de Toby Jones retorna em outra versão, explicando detalhadamente sobre a SHIELD e a HYDRA. As beldades Maria Hill (Cobie Smulders) e Natasha Romanoff/Viúva Negra (Scarlett Johanson) ganham mais espaço - a primeira breve, mas relevante, a segunda deixou florescer de vez o lado espiã, cuja atuação clama por um filme solo. Samuel L Jackson, como eterno Nick Fury teve mais dinamicidade e reviravoltas, sua personalidade está mais em destaque.













Os novatos Anthony Mackie esteve bem a vontade como Sam Wilson/Falcão, embora com pouca aparição, soube aproveitar como um parceiro leal de Rogers e nas sequencias com o traje de voo em que a câmera capta cada detalhe dos movimentos. Robert Redford é veterano de filmes dos anos 70 sobre espionagem, o seu papel como Alexander Pierce é cheio de ambiguidade. Foi a escolha certa. Completando a lista, temos a Emily Van Camp (Agente 13), Frank Grillo ( Brock Rumlow, líder da STRIKE) e o lutador Georges St Pierre, como Batroc. Os três últimos tiveram pouco tempo na tela, porém de suma importância em seus respectivos personagens dando profundidade às cenas.













Capitão América: O Soldado Invernal é um filme bem satisfatório com muita investigação e seriedade, apesar de leves tons de piadas naturais, como a presença clássica de Stan Lee e os diálogos descontraídos. Além, disso há uma ligação com o primeiro filme com sequências que relembram personagens do passado de Rogers. O que também confere um pouco de dramaticidade somada à fotografia mais densa. As referências de outros personagens como Tony Stark, Bruce Banner, Stephen Strange (o Doutor Estranho), reforçam mais o universo, como também personagens que talvez retornem no próximo filme. As cenas de perseguições, confrontos e as coreografias de luta são um show à parte, os quais envolvem o público. Nestas cenas, o escudo teve um bom destaque, parecia ter vida própria. Já o Capitão parecia ser dotado de imortalidade, o que talvez exagerou. Mas é uma falha que qualquer um ignora muito fácil.

E claro, como de costume nos filmes da Marvel, as cenas pós créditos que são peças fundamentais do que estão por vir. Uma que envolve personagens ligados a Os Vingadores 2 – A Era de Ultron e um dos grandes inimigos do Capitão América e a outra dedicada ao Soldado Invernal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...